A utilização das NTIC's na educação e principalmente na EaD deve estar ligada aos interesses coletivos e contribuir na busca de uma sociedade humana e emancipatória. Nela, os estudantes (re) constroem o conhecimento através de suas experiências.
Na EaD o papel do estudante é ressignificado, uma vez que é ele quem estabelece seus horários de estudo, organiza sua agenda e é sujeito ativo no processo de interatividade, colaboração e autonomia necessários a essa modalidade de educação.
Para o professor, a EaD é um espaço de mudanças, de um novo paradigma de ensino e de aprendizagem. Ele deve assegurar o acompanhamento contínuo e a motivação do estudante, que são peças importantes para o êxito do processo de ensino e aprendizagem nesta nova metodologia.
Segundo Llamas (1996), a Educação a Distância é uma estratégia educativa baseada na aplicação da tecnologia na aprendizagem, sem limitação de lugar, tempo, ocupação ou idade dos estudantes. Implica novos papéis, novas atitudes e novos enfoques metodológicos para estudantes e professores.
Fonte: UnoChapecó, O que é EaD - Unochapecó - Universidade Comunitária Regional de Chapecó
Nenhum comentário:
Postar um comentário